Entrudanças 2016
Contexto
Em Portugal ainda existem alguns tocadores tradicionais, detentores de conhecimentos e técnicas cada vez menos difundidos pelas novas gerações. Caminha e a região envolvente são territórios particularmente ricos na cultura musical tradicional, onde residem músicos que perpetuam o conhecimento popular local.

Nesse sentido, desejamos criar um espaço de encontro e transmissão de conhecimentos, para a aprendizagem partilhada entre todos os intervenientes. Acreditamos que a promoção destes encontros são a melhor forma de manter e revitalizar as referidas tradições. Garantir que a música se renove, é uma forma de garantir que os bailes prevaleçam, que as populações se aproximem e se encontrem, consigo próprias e o com o seu passado, reconhecendo-se apesar das transformações frenéticas e constantes da contemporaneidade.

Pretendemos que o Encontro de Tocadores tenha um âmbito que se estende a todo o território nacional e também aos territórios da nossa vizinha Espanha - nomeadamente Galiza - que connosco partilham sonoridades, instrumentos, repertório, tradições. Pretendemos colocar em contacto tocadores destas vastas regiões, resultando numa oportunidade para os músicos de outras proveniências contactarem e conhecerem Caminha e a riqueza cultural desta cidade, e os naturais desta região aprofundarem o conhecimento e valorizarem os conhecimentos tradicionais locais.