Entrudanças 2016
Objetivos
Os objetivos deste evento são de salvaguardar, divulgar e incentivar a revitalização do património musical português e os seus instrumentos, despertando as novas gerações de músicos para essa riqueza que, em alguns casos, tende a desaparecer.

A troca presencial permite gerar conhecimentos e inovar no que são as técnicas dos vários instrumentos, mas também de interpretações. Pretende-se a partilha de repertórios e técnicas, permitindo aos músicos inscritos a aproximação efetiva ao tocar tradicional, para que o possam incluir nos seus trabalhos futuros. Pensa-se que este tipo de encontro permite uma continuidade enriquecida das referidas tradições, e que o caráter presencial da transmissão acresce a riqueza da partilha. Em vez de recolher antes de desaparecer, trata-se de não deixar desaparecer. Por outro lado, indo-se ao encontro dos tocadores tradicionais contribui-se para a valorização das tradições musicais ao mesmo tempo que se dá a conhecer o contexto no qual se inserem.

Ao ser realizado fora de um grande centro urbano, este projeto tem como ideia subjacente que a cultura deve ser descentralizada, indo ao encontro das suas raízes. Há todo um património cultural, ambiental e humano que poderá ser inserido neste tipo de evento, servindo este também para a sua valorização. Servem de exemplo visitas a locais de interesse cultural, através de passeios pedestres ou de exposições.

O Encontro de Tocadores pretende ser, sobretudo, um espaço gerador de discursos e reflexões sobre as práticas musicais do território português, nas suas relações com a lusofonia e com a vizinha Espanha.