Entrudanças 2016
Palestras Fórum EdT
Palestras
Fórum EdT
O Fórum do EdT é um encontro entre pesquisadores e palestrantes da Galiza e Portugal, aberto ao público geral que possa estar interessado nos assuntos sobre as músicas populares contemporâneas. Um lugar para intercâmbio de ideias, discussão e divulgação com apresentações de novidades editoriais e discográficas e palestras relacionadas com os temas de oficinas e concertos do Encontro de Tocadores. Uma dinâmica fundamental para entendermos a música popular hoje.

Os eventos acontecem no Auditório do Museu Municipal de Caminha. 

Sábado, dia 3 às 12h00 - A questão do género nas músicas de tradição oral por Júlia Feijóo
Local: Auditório do Museu Municipal de Caminha
Palestra sobre os papeis de género masculino e feminino nas músicas populares da sociedade rural e urbana. Uma aproximação ao papel das informantes, portadoras em grande medida do património imaterial do canto e melodias das músicas de raiz e transmissoras da cultura oral desde tempos imemoriais sendo o pilar fundamental da sociedade rural na transmissão e educação.  
[ ± ] Biografias: Júlia Feijóo
Júlia Feijóo Júlia Feijóo (Vigo, 1987) é titulada superior en Etnomusicoloxía (Vigo, 2016), licenciada en Historia da Arte na especialidade de Historia da Música (Compostela, 2010) e titulada profesional en Percusión (Vigo, 2010). Dentro do panorama de música de raíz galega é integrante da banda do arpista Rodrigo Romaní, formación coa que realiza a xira do seu disco “As Arpas de Breogán” (Fol Música, 2012), e da Orquestra Folk de Galicia SonDeSeu. Na actualidade está a desenvolver un traballo de campo para as próximas publicacións d'aCentral Folque na colección “Chave Mestra” sobre as tocadoras de pandeiro na zona en Gargamala (Mondariz). A súas investigacións abordan o estudo das músicas de tradición oral de Galiza, centrándose especialmente nos contactos interculturais e nos procesos de adaptación da tradición na sociedade contemporánea.
Sábado, dia 3 às 16h00 - Dinâmicas da música de matriz rural em Portugal por Maria Rosário Pestana Local: Auditório do Museu Municipal de Caminha O título completo desta palestra é “Dinâmicas da música de matriz rural no século XXI, em Portugal: práticas do canto polifónico, contextos, protagonistas”. No século XXI, em Portugal, a música de matriz rural revela uma renovada capacidade de resignificação, dinamismo e funcionalidade (social, política e económica), tanto em contextos face-a-face, como nos media ou nos mercados ‘globais’ da Word Music. Internacionalmente, este boom coincide com um período histórico de diluição das organizações sociais, de perda de referências das ações humana, e de um enfraquecimento dos sistemas de segurança e de referência da modernidade. Esta comunicação aborda práticas, contextos e protagonistas da música de matriz rural no século XXI, evidenciando os novos sentidos que adquire no presente.
[ ± ] Biografias:Maria Rosário Pestana
Maria Rosário Pestana Etnomusicóloga e Professora Auxiliar e Directora do curso de Mestrado em Música na Universidade de Aveiro. Desenvolveu investigação de arquivo e de campo em Portugal, França e na Suíça, as quais resultaram em publicações sobre folclore e folclorização, música e emigração, comunidades musicais, música e movimento sociais, indústrias culturais e música de expressão local. Publicações recentes incluem Armando Leça e a Música Portuguesa (1910-1940); Folclore e Folclorização no Montijo; Indústrias da música e arquivos sonoros em Portugal; “Vozes ao Alto Cantar em coro em Portugal (1880-2014); Alentejo, Vozes e Estéticas em 1939-40. Coordenou o projecto de investigação “A música no meio: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)” e prepara a edição crítica dos registos sonoros da “Recolha Folclórica” de Armando Leça. Coordena o projecto “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018).
Palestra Sábado, dia 3 às 18h00 - Arquivos Online da Música Tradicional, Maria do Rosário Pestana e Sergio de la Ossa  Local: Auditório do Museu Municipal de Caminha O acesso ao espólio de gravações de músicas populares tem vivido um importante desenvolvimento nos últimos anos. Este depósito de coleções privadas em instituições (universidades, fundações, museus) que digitalizam fitas magnéticas e outros suportes analógicos do século XX para disponibilizar ao público geral do século XXI é uma ferramenta muito útil para divulgar este património. Aliás dos materiais em bruto, o trabalho de análise, transcrição e contextualização, põe em valor este tesouro da cultura oral. Em esta palestra duas pessoas, uma galega e outra portuguesa que levam anos pesquisando em este terreno, Sergio de la Ossa (Museo do Pobo Galego) e Maria do Rosário Pestana (Universidade de Aveiro) falaram destes arquivos disponíveis em Internet.
[ ± ] Biografia: Sergio de la Ossa e Maria do Rosário Pestana
Sergio de la Ossa Etnomusicólogo, encargado desde 2007 dos arquivos de música tradicional do Museo do Pobo Galego. É mestre especialista en Educación Musical (USC, 1999) e no método Kodály (2010); ensinou música tradicional no Instituto Kodály da Academia Liszt (Kecskemét, Hungría) entre 2011 e 2015. Ofrece regularmente cursos e conferencias, entre os que destaca a única de temática galega no WOMEX 2014. Participou en publicacións do eido da música e do baile tradicional, como “Así fan os bailadores…” (Dos Acordes, 2009) ou “Repente Galego” (Deputación de Pontevedra, 2016) de Ramon Almuinha. Actualmente imparte aulas de teoría no Curso Maxistral d'aCentral Folque. Publica sobre cuestións relacionadas coa análise de música tradicional no blogue www.analisemusical.wordpress.com. Maria do Rosário Pestana Etnomusicóloga e Professora Auxiliar e Directora do curso de Mestrado em Música na Universidade de Aveiro. Desenvolveu investigação de arquivo e de campo em Portugal, França e na Suíça, as quais resultaram em publicações sobre folclore e folclorização, música e emigração, comunidades musicais, música e movimento sociais, indústrias culturais e música de expressão local. Publicações recentes incluem Armando Leça e a Música Portuguesa (1910-1940); Folclore e Folclorização no Montijo; Indústrias da música e arquivos sonoros em Portugal; “Vozes ao Alto Cantar em coro em Portugal (1880-2014); Alentejo, Vozes e Estéticas em 1939-40. Coordenou o projeto de investigação “A música no meio: o canto em coro no contexto do orfeonismo (1880-2012)” e prepara a edição crítica dos registos sonoros da “Recolha Folclórica” de Armando Leça. Coordena o projecto “A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas filarmónicas e comunidades locais (1880-2018).
Domingo, dia 4 às 10h00 - A Rabeca Chuleira por Emiliana Silva Local: Auditório do Museu Municipal de Caminha A Rabeca Chuleira é um cordofone popular português, estudado por comparação com o violino, devido às semelhanças físicas, mas com o braço curto, de afinação muito aguda e sonoridade agreste. Aparece associado à chula e às regiões do Minho e Douro.  Esta palestra de introdução para o conhecemento do instrumento convido-vos a conhecer e experimentar este instrumento, pretende ser uma partilha da descoberta povoada por histórias apaixonantes dos tocadores de rabeca e das chulas, juntamente com o percurso pessoal enquanto violinista de Emiliana Silva no processo de aprendizagem sobre este instrumento e a nossa música tradicional.
[ ± ] Biografias: Emiliana Silva
Emiliana Silva Tem formação clássica em violino, passando pelo Conservatório de Música de Aveiro, Escola Profissional de Música de Espinho e Universidade de Aveiro. Desde jovem integrou o grupo de música popular A Par D’Ilhós, participou em diversas rusgas e tocatas dos teatros populares do concelho de Estarreja e Murtosa. Muito influenciada pelos instrumentos e repertório da música tradicional e mais tarde pela sonoridade dos bailes folk. Concluiu a dissertação “Rabeca Chuleira, etnografias, contextos e tocadores”, num processo apaixonante de aprendizagem deste instrumento e das suas histórias. Lecciona violino e rabeca chuleira na escola de música tradicional da D’Orfeu e no Curso Livre de Música Tradicional do Conservatório de Música de Aveiro.  Apresenta-se em concerto com o grupo “Quadrilha” de Sebastião Antunes e é membro fundador do Trio Espiral e do grupo Bailómondo.
Este website está escrito em Português e Galego