Entrudanças 2016
Contexto

Vivemos num período de mudanças profundas no âmbito das práticas musicais tradicionais. Devido à transformação dos meios de produção, à migração para os meios urbanos ou à desertificação e envelhecimento dos meios rurais, assim como ao aparecimento de novas formas, mais imediatas, de entretenimento, a perpetuação das tradições musicais galaico-portuguesas está em risco.

Apesar disso, habitamos um território ainda particularmente rico nestas formas de expressão, onde residem tocadores tradicionais detentores de conhecimentos e técnicas que perpetuam o legado das gerações antigas, e que por outro lado são cada vez menos dominadas pelas novas gerações. Para além do seu interesse histórico, social e etnográfico, estas práticas são um reflexo de como vivem os seus indivíduos, quem são, de onde vieram e para onde vão. É necessário preservá-las mas especialmente integrá-las novamente no quotidiano das comunidades, reinventando formas e alterando perspectivas.

O ENCONTRO DE TOCADORES, como o nome indica, pretende essencialmente ser um espaço de encontro e de transmissão de conhecimentos, para a aprendizagem partilhada entre todos os intervenientes. Acreditamos que viver as tradições é a única forma de as preservar e revitalizar, garantindo que a música se renove, que os bailes prevaleçam, que as populações se aproximem e se encontrem, para além das fronteiras, consigo próprias e com o seu passado, apesar das transformações frenéticas e constantes da contemporaneidade.
Este website está escrito em Português e Galego